Stela Regadas - Coordenadora Escolar
“ Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e
qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura,[...]
Sendo assim,fica evidente que cada leitor é co-autor” ( Leonardo Boff).
JUSTIFICATIVA
Durante os primeiros meses de aulas, foi observado que os alunos liam
poucos livros e revistas e que quase nenhum deles havia lido qualquer obra da literatura
brasileira.
Para mudar essa acepção e rejeição pela leitura, surge a iniciativa de
trabalhar a literatura num primeiro momento com a “ literatura de cordel” , dentre outros
desafios de conquistar os alunos e despertar neles o gosto pela leitura, pela poesia e pela
arte.
É nesse contexto que podemos apreciar e reconhecer no cordel um pouco
de nós mesmos, nossa história que é tão rica e tão popular.
Público alvo = 4ª ao 9º ano
Período = Maio / 2010
OBJETIVO GERAL
Conhecer os livros de histórias em cordel, bem como identificá-los dentre outrasformas de literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
➢ Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e
cultural de um povo;
➢ Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel;
➢ Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
➢ Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos;
➢ Reconhecer o contexto social em que foram produzidos;
➢ Reconhecer que o texto literário representa um uso da língua não substituível por nenhuma outra forma de expressão;
➢ Relacionar textos de diferentes épocas a partir de suas temáticas;
➢ Produzir textos a partir de reflexões e discussões.
METAS
➢ Integrar as disciplinas num mesmo objetivo ( Língua Portuguesa, História, Geografia, etc)
METODOLOGIA
Multidisciplinar = envolvendo todos os professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia etc.
Colaborativa = buscando envolver os alunos e incentivando para a realização de projetos futuros.
RECURSOS
➢ Humanos = professores, coordenadora escolar , sala de multimeios, sala de informática.
➢ Materiais = Sala de Multimeios, jornais, revistas, panfletos, pesquisas na Internet, Professora PCA de História.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
➢ Pesquisas sobre a origem do “Cordel”
➢ Leitura de vários “ cordéis” para análise e discussões
➢ Confecções de “cordel” com histórias produzidas pelos alunos
➢ Leituras dirigidas para:
- identificar as modalidades de escrita no cordel ( sextilhas, setilhas, oitavas, etc)
- identificar as figuras de linguagem utilizadas no cordel
➢ Pesquisas sobre cordelistas nordestinos ( principalmente paraibanos,
pernambucanos, cearenses)
➢ Assistir o filme “ Auto da Compadecida “ para analisar e comentaralém de fazer uma breve pesquisa biogáfica sobre o autor ( Ariano Suassuna)
AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos realizados serão considerados alguns aspectos:
interesse , participação desenvolvimento dos trabalhos.
Será feita uma exposição dos trabalhos realizados como ponto culminante do
projeto no auditório e explicação dos próprios alunos.Sugestões dos professores...
BIBLIOGRAFIA
− Leitura de cordéis
− Pesquisas na Internet :
no google: literatura de cordel
− sites: www.teatrode cordel.com.br
www.mundocordel.blogspot.com
www.portal do professor
2 Responses So Far:
"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)
Valeu Stela, vamos colocar esse projeto em prática.
Equipe DHC
Bom dia minha querida professora , por que ensinar é mágico para qualquer ser social basta ter o dom de transformar homem em cidadões mestre abração
Gostou da postagem? Então, deixe o seu comentário e não esqueça de se identificar. Sua participação é muito importante para nós. Agradecemos a sua visita.
Equipe DHC.