Pesquisar neste blog

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Projeto "Cordel, unindo Arte e Poesia".


 Stela Regadas - Coordenadora Escolar


Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e
qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura,[...] 
Sendo assim,fica evidente que cada leitor é co-autor( Leonardo Boff).
             
JUSTIFICATIVA

Durante os primeiros meses de aulas, foi observado que os alunos liam
poucos livros e revistas e que quase nenhum deles havia lido qualquer obra da literatura
brasileira.
Para mudar essa acepção e rejeição pela leitura, surge a iniciativa de
trabalhar a literatura num primeiro momento com a “ literatura de cordel” , dentre outros
desafios de conquistar os alunos e despertar neles o gosto pela leitura, pela poesia e pela
arte.
É nesse contexto que podemos apreciar e reconhecer no cordel um pouco
de nós mesmos, nossa história que é tão rica e tão popular.

Público alvo = 4ª ao 9º ano
Período = Maio / 2010

OBJETIVO GERAL

Conhecer os livros de histórias em cordel, bem como identificá-los dentre outrasformas de literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
   ➢   Reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e
       cultural de um povo;
   ➢   Estimular a leitura, produção e edição de folhetos de cordel;
   ➢   Identificar a ideologia dos textos, a partir da análise do conteúdo;
   ➢   Identificar e analisar variantes linguisticas regionais nos textos;
   ➢   Reconhecer o contexto social em que foram produzidos;
  ➢   Reconhecer que o texto literário representa um uso da língua não substituível por nenhuma outra forma de expressão;
   ➢   Relacionar textos de diferentes épocas a partir de suas temáticas;
   ➢   Produzir textos a partir de reflexões e discussões.

METAS
   ➢   Integrar as disciplinas num mesmo objetivo ( Língua Portuguesa, História, Geografia, etc)
                                           
METODOLOGIA
Multidisciplinar = envolvendo todos os professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia etc.

Colaborativa = buscando envolver os alunos e incentivando para a realização de projetos futuros.

RECURSOS
   ➢   Humanos = professores, coordenadora escolar , sala de multimeios, sala de informática.
   ➢   Materiais = Sala de Multimeios, jornais, revistas, panfletos, pesquisas na Internet, Professora PCA de História.
               
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
    ➢   Pesquisas sobre a origem do “Cordel”
    ➢   Leitura de vários “ cordéis” para análise e discussões
    ➢   Confecções de “cordel” com histórias produzidas pelos alunos
    ➢   Leituras dirigidas para:
            - identificar as modalidades de escrita no cordel ( sextilhas, setilhas, oitavas, etc)
            - identificar as figuras de linguagem utilizadas no cordel
    ➢   Pesquisas sobre cordelistas nordestinos ( principalmente paraibanos,
        pernambucanos, cearenses)
    ➢   Assistir o filme “ Auto da Compadecida “ para analisar e comentaralém de fazer uma breve pesquisa biogáfica sobre o autor ( Ariano Suassuna)

AVALIAÇÃO
A avaliação dos trabalhos realizados serão considerados alguns aspectos:
interesse , participação desenvolvimento dos trabalhos.

Será feita uma exposição dos trabalhos realizados como ponto culminante do
projeto no auditório e explicação dos próprios alunos.Sugestões dos professores...
                                          
BIBLIOGRAFIA
− Leitura de cordéis
− Pesquisas na Internet :
    no google: literatura de cordel
− sites: www.teatrode cordel.com.br
             www.mundocordel.blogspot.com
             www.portal do professor




2 Responses So Far:

EEF Dom Helio Campos disse...

"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

Valeu Stela, vamos colocar esse projeto em prática.

Equipe DHC

Unknown disse...

Bom dia minha querida professora , por que ensinar é mágico para qualquer ser social basta ter o dom de transformar homem em cidadões mestre abração

Gostou da postagem? Então, deixe o seu comentário e não esqueça de se identificar. Sua participação é muito importante para nós. Agradecemos a sua visita.
Equipe DHC.