Pesquisar neste blog

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

Arqueologia / Sitio da Pedra Pintada - Coord. Pedagógica Cleide Fernandes Ferreira


Sítio da Pedra Pintada

Arqueóloga descobre no Pará gruta habitada há 11.200 anos e revoluciona a teoria da ocupação humana na América.

Este pedaço triangular de quartzo lascado, com cinco centímetros de comprimento, está reformulando a história do povoamento do continente americano. Até a descoberta desta peça, arqueólogos americanos tinham como certo que, há 13 mil anos, bandos pré-históricos vindos da Sibéria entraram no Alasca cruzando uma ponte de gelo sobre o Estreito de Bering. Nos milênios seguintes, povoaram toda a América do Norte e em seguida cruzaram o Istmo do Panamá, chegando à América do Sul há 10 mil anos. Toda esta teoria, construída na década de 30 e comprovada por sucessivas descobertas arqueológicas, começou a ruir .

Num artigo de capa para a revista Science, a arqueóloga Anna Roosevelt, bisneta do ex-presidente americano Theodore Roosevelt e sobrinha-neta do também presidente Franklin Delano Roosevelt, relata o resultado de uma pesquisa revolucionária. O primeiro homem do continente americano era brasileiro. Ele viveu há 11.200 anos em um conjunto de cavernas nas serras de Ererê e Paytuna, a 45 km da cidade de Monte Alegre, no Pará, margem superior do Rio Amazonas. Entre 1991 e 1992, Anna Roosevelt, 49 anos, chefiou uma equipe internacional que escavou a Caverna da Pedra Pintada e mais 14 sítios arqueológicos da região. Neste período, ela recolheu 14 pontas de lanças e flechas em pedra lascada esculpidas pela tribo da Pedra Pintada, bem como restos ca rbonizados de alimentos e amostras de fezes humanas. Levados aos Estados Unidos e à Suíça para testes com o Carbono 14 (método empregado por arqueólogos para determinar a idade de materiais pré-históricos), comprovou-se que a tribo que produziu estas peças viveu no Brasil de 11.200 anos atrás. Na pior das hipóteses, o povo da Pedra Pintada foi contemporâneo dos seres humanos que ocuparam o sítio de Clóvis, no Novo México (EUA), até a última semana tido como o mais antigo das Américas. A descoberta de Anna Roosevelt levanta uma questão de fundo: "Como duas tribos que viveram na mesma época, distantes oito mil quilômetros, podem ter culturas tão diversas?", indaga a pesquisadora com base numa evidência desconcertante. As pontas de flechas das tribos de Clóvis eram de formato completamente diferente das de Pedra Pintada. "A onda migratória que originou a tribo brasileira pode não ser a mesma que povoou a América do Norte", afirmou ela por telefone a ISTOÉ. "Não sei quando nem onde os primeiros seres humanos chegaram na América. Meu palpite é que, além do Estreito de Bering, eles podem ter vindo pelo mar", completa a pesquisadora do Museu Field de História Natural, em Chicago.

No caso de Pedra Pintada, a hipótese ganha contornos plausíveis em função da proximidade do sítio com o rio Amazonas. Era a principal caverna habitada pela tribo da região de Monte Alegre por causa do seu tamanho e localização. Da entrada, que fica a 60 metros de altura e tem a forma de arco com 6,5 metros de altura por 15 metros de largura, abre-se um salão de 500 metros quadrados. De lá pode-se obser var toda a planície abaixo e o rio Amazonas ao longe. Na época dos primeiros brasileiros, na última fase da Idade do Gelo, o Amazonas não era o gigante de muitos quilômetros de largura visto hoje, e sim um rio de dimensões bem modestas. Deste ponto privilegiado, os brasileiros de 11.200 anos atrás observavam a movimentação da caça e o retorno dos grupos de caçadores e pescadores que iam obter alimento na planície.

Naquela época era essencial morar em grutas. Na Amazônia fazia frio. A temperatura média era de no máximo 12 graus. O conjunto de cavernas nas serras do Erere e da Paytuna garantia a proteção contra os animais e os rigores do clima. Durante 14 séculos (de 11.200 a 9.8 00 anos atrás), os primeiros habitantes do Brasil e da América do Sul moraram na região de Monte Alegre, vivendo da coleta de frutas, raízes, da caça e da pesca. O aspecto mais marcante desta cultura pré-histórica é a pintura, feita nos paredões de arenito das cavernas e também nas encostas, de modo a ser vista a distância. Os primeiros brasileiros eram artistas. Usando apenas duas cores, o vermelho e o amarelo, obtidas do óxido de ferro, deixaram uma coleção de pinturas simbólicas, retratando o seu cotidiano. Nas paredes, aparecem animais, pessoas, folhas e objetos, em um conjunto que impressiona. Além desta pintura figurativa, os primeiros brasileiros faziam composições abstratas, como um painel quadriculado onde há uma sucessão de quadrados com marcas que se alternam, pintado próximo a uma formação rochosa conhecida como Pedra do Pilão. Outra pintura impressionante, seja pelo desenho, pelas suas dimensões e pelo local onde está pintada, a Pedra da Lua, a 100 metros de altura, é a que mostra uma representação do sol e da lua, com forma humana, onde o primeiro est á de cabeça para baixo e a lua em pé, indicando uma tentativa de indicar o antagonismo entre os dois. Há também representações de figuras humanas em uma espécie de jarro, mostrando talvez a forma como os mortos eram enterrados e uma figura de mulher dando à luz. Essas pinturas estão presentes em oito cavernas e sete sítios arqueológicos, espalhados ao longo dos oito quilômetros das serras do Erere e Paytuna.

Os primeiros brasileiros saíram das cavernas e das serras de Monte Alegre há 9.800 anos, quando a temperatura na região subiu, com o fim da Idade do Gelo. Desceram para o Sul, para os cerrados de Goiás, fugindo do calor e da umidade. Somente dois mil anos depois, quando a Floresta Amazônica começava a se formar, eles retornaram à região e às cave rnas de clima ameno. Até hoje, a região de Monte Alegre é mais fresca que a planície e as várzeas junto ao rio Amazonas. A vegetação, em todo o platô e em volta das serras, por causa do solo pobre de arenito, é de menor porte. De oito mil anos para cá, várias culturas se sucederam nas cavernas, até que os índios brasileiros passaram a viver definitivamente nas matas.

Mas não é só no valor artístico das pinturas que o primeiro brasileiro se destaca. As pontas-de-lança e de flechas encontradas mostram um trabalho das bordas das pedras de qualidade superior aos de Clóvis, analisa Anna Roosevelt. O brasileiro era não só bom caçador, mas bom pescador. Há pinturas mostrando o uso de arpões para a pesca de peixes, como o pirarucu, que já existia na época. Vários hábitos dos paraenses de hoje já er am adotados pelos brasileiros das cavernas, como comer tartarugas, por exemplo. Foram encontrados restos de tartarugas nos fósseis e há muitas representações do animal nos desenhos.

O dia do primeiro brasileiro era o típico das sociedades primitivas. Caça e pesca eram feitas de dia, com o material trazido depois para as cavernas, onde a comida era preparada. Foram achados milhares de sementes carbonizadas de castanha-do-pará, de frutas amazônicas como jutaí, achuá, pitomba, murici, apiranga e tarumã e de cocos (sacuri, tucumã e curuá). A equipe também encontrou conchas de moluscos e fragmentos de espinhas de peixes (pirarucu, traíra e peixe-gato), ossos de ratos, morcegos, sapos, tartarugas, pássaros, porcos-do-mato e antas.

Os fragmentos mais antigos de ossos humanos achados por Anna Roosevelt têm entre dez mil e nove mil anos. São desta época também as mais antigas sepulturas da gruta. Há 7,5 mil anos, o povo da gruta dominava a cerâmica, como comprovam centenas de cacos enterrados em seu solo arenoso. Hábitos religiosos, costumes e maiores detalhes somente vão ser possíveis de identificação depois de novas pesquisas, com escavações nas demais cavernas. Mas a Pedra Pintada deve continuar sendo o foco das atrações. Anna Roosevelt acha que duas pequenas cavernas, nos fundos da Pedra Pintada, podem ter sido usadas como cemitérios.

A Caverna da Pedra Pinta da é conhecida desde 1840. Mas ninguém antes de Anna Roosevelt havia escavado o local. Até as descobertas da Pedra Pintada surgirem, todos os sítios arqueológicos sul-americanos com cerca de dez mil anos tinham sido escavados nos Andes, na Patagônia, na Argentina e no cerrado brasileiro. A primeira consequência desta descoberta é alterar a história do povoamento da América do Sul. Ou os primeiros americanos vieram da Sibéria mais cedo do qu e se supunha ou fizeram rotas alternativas, provavelmente atravessando o Oceano Pacífico em embarcações rústicas. "Os locais na costa onde estes pioneiros desembarcaram durante a Idade do Gelo nunca foram encontrados, pois encontram-se hoje submersos. O nível do mar naquela época era 100 metros mais baixo. É preciso fazer arqueologia submarina para encontrar estes sítios no litoral." A simples existência da tribo da Pedra Pintada derruba outro dogma dos pesquisadores americanos: de que seria impossível que os primeiros índios tivessem habitado a floresta. "Supunha-se que os alimentos eram escassos demais na floresta tropical para sustentar os habitantes que ainda não dominavam a agricultura", explica Anna Roosevelt.

"Me interessei por arqueologia quando criança, lendo histórias sobre o Egito dos faraós", confessa esta senhora brincalhona, formada em história pela Universidade de Stanford e com doutorado em antropologia pela Universidade de Columbia. Seu fascínio pela pré-história amazônica, começou quando pesquisava povoamentos indígenas na Venezuela em 1983 e foi convidada para escavar um sítio arqueológico na ilha de Marajó. Lá acabou descobrindo em 1988 os primeiros vestígios da requintada cerâmica marajoara, feita entre oito mil e cinco mil anos atrás. Foi o início de sua paixão pela a rqueologia dos índios pré-históricos brasileiros. Não parou mais. Desde então, Anna Roosevelt escavou nos municípios paraenses de Taperinha (1988) e Santarém (1993), além de Monte Alegre, onde escava desde 1991. Anna Roosevelt planeja dentro em breve retomar as escavações em Pedra Pintada e depois, quem sabe, tentar a sorte na África. "Se existiam culturas avançadas na Amazônia de 11.200 mil anos, porque o mesmo não pode ter ocorrido nas florestas tropicais do Zaire, ao longo do rio Congo?" A mesma hipótese pode ter ocorrido nas matas do Sudeste Asiático. "Não sei se ainda viverei o suficiente para escavar na Ásia, mas adoraria."

De:
EDUARDO HOLLANDA, DE MONTE ALEGRE (PA), E PETER MOON
Fonte: http://montealegre.v10.com.br/noticias.html


Agora que já sabe tudo sobre o assunto "Pedra Pintada", responda:

1. Em que cidade e estado do Brasil se localiza a caverna da Pedra Pintada?

2. Que vestígios da presença humana na região a arqueóloga e sua equipe encontraram?

3. Que conclusões Anna Rooselvelt elaborou analisando suas descobertas?

Drogas


Droga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cocaína

Cocaina

Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo , há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, heroína etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.

Conceito

Droga é toda e qualquer substância, mesmo natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.

Vários tipos de droga
Vários tipos de droga

As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via rectal (supositório).

Tipos

  • Depressoras - podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, diluentes, cloreto de etila, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, etc.
  • Psicodislépticas ou alucinógenas – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos: maconha, skunk, LSD, psilocibina, e chá de cogumelo.
  • Psicoanalépticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade cerebral, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, MDMA ou ecstasy, anfetaminas (bolinha, arrebite) etc.

Quanto à forma de produção, classificam-se como:

  • Naturais
  • Semi-sintéticas
  • Sintéticas

Uso de drogas

É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e peridiocidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, benzina, gasolina, éter, lóló, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

Motivos associados ao uso

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:

  • recreação;
  • problemas pessoais e sociais;
  • influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
  • sensação imediata de prazer que produzem;
  • a facilidade de acesso e obtenção;
  • desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
  • fuga;
  • estimular;
  • acalmar;
  • ficar acordado ou dormir;
  • emagrecer ou engordar;
  • esquecer ou memorizar;
  • fugir ou enfrentar;
  • inebriar;
  • inspirar;
  • fortalecer;
  • aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
  • agüentar situações difíceis, privações e carências;
  • encontrar novas sensações, novas satisfações;
  • força do hábito;
  • ritual;
  • autoconhecimento, principalmente pelos psiconautas

Ver também


Aulas de Inglês - Letras de Músicas


Aulas de Inglês - letras de músicas


You make me feel brand new 
composição: Thom Bell & Linda Creed
interpretação: Simply Red (foto)


My love I'll never find the words my love
to tell you how I feel my love
mere words can not explain
precious love you held my life within your hands
created everything I am taught me how to live again


Only you cared when I needed a friend (oh)
believed in me through thick and thin
this song is for you filled with gratitude and love

[chorus]
God bless you
you make me feel brand new
for God blessed me with you
you make me feel brand new
I sing this song for you
make me feel brand new

[verse two]

my love whenever I was insecure
you built me up and made me sure
you gave my pride back to me
precious friend, with you I will always have a friend
or someone who I can depend to walk the path that sometimes bends

without you
life has no meaning or rhyme
like notes to a song out of time
how can i repay you for having faith in me.

(tradução)

Você me faz sentir renovado

Meu amor
Eu nunca irei encontrar palavras, meu amor
Para dizer como me sinto, meu amor
Meras palavras não poderiam explicar
Precioso amor
Você prendeu minha vida em suas mãos
Criando tudo o que sou
Me ensina a viver outra vez

Só você
Se preocupou quando eu precisei de uma amiga
Acreditou em mim, e com firmeza
Está música é para você
Cheia de gratidão e amor

Deus te abençõe
Você me faz sentir renovado
Por Deus ter me abençoado com você
Você me faz sentir renovado
Eu canto essa música porque
Você me faz sentir renovado

Meu amor
Quando eu estive inseguro
Você me levantou e me fez ter certeza
Você devolveu meu orgulho
Amor precioso
Com você eu sempre terei um amigo
Você é alguém que eu posso depender
Para andar em um caminho que nunca termina

Sem você
Minha vida não tem sentido ou razão
Como notas para uma música fora do rítmo
Como eu posso retribuir
Por Você acreditar em mim

Hotel California

Eagles

Composição: Don Henley/Glenn Frey/Don Felder


On a dark desert highway, cool wind in my hair
Warm smell of colitas, rising up through the air
Up ahead in the distance, I saw a shimmering light
My head grew heavy and my sight grew dim
I had to stop for the night
There she stood in the doorway;
I heard the mission bell
And I was thinking to myself,
'This could be Heaven or this could be Hell'
Then she lit up a candle and she showed me the way
There were voices down the corridor,
I thought I heard them say...

Welcome to the Hotel California
Such a lovely place
Such a lovely face
Plenty of room at the Hotel California
Any time of year, you can find us here

Her mind is tiffany-twisted, she got the mercedes-benz
She got a lot of pretty, pretty boys, that she calls friends
How they dance in the courtyard, sweet summer sweat.
Some dance to remember, some dance to forget

So I called up the captain,
'Please bring me my wine'
He said, 'We haven't had that spirit here since 1969'
And still those voices are calling from far away,
Wake you up in the middle of the night
Just to hear them say...

Welcome to the Hotel California
Such a lovely place
Such a lovely face
They livin' it up at the Hotel California
What a nice surprise, bring your alibis

Mirrors on the ceiling,
The pink champagne on ice
And she said 'We are all just prisoners here, of our own device'
And in the master's chambers,
They gathered for the feast
The stab it with their steely knives,
But they just can't kill the beast

Last thing I remember, I was
Running for the door
I had to find the passage back
To the place I was before
'Relax,' said the night man,
We are programmed to receive.
You can check out any time you like,
But you can never leave!

(tradução)

Hotel California

Numa auto-estrada escura e deserta, vento fresco no meu cabelo,
Odor cálido de colitas, elevando-se através do ar.
Adiante na distância, eu vi uma luz trêmula.
Minha cabeça ficou pesada e minha visão ficou turva,
Eu tinha de parar por causa da noite.

Lá estava ela na entrada da porta;
Eu ouvi o sino da recepção e estava pensando comigo mesmo:
"este poderia ser o paraíso ou este poderia ser o inferno".
Então ela acendeu uma vela e me mostrou o caminho.
Havia vozes adiante no corredor,
Eu achei que ouvi-as dizerem...

Bem-vindo ao hotel califórnia,
Um lugar tão encantador, um rosto tão encantador.
Muitos quartos no hotel califórnia,
Qualquer época do ano, você pode encontrar aqui.

Sua mente está deturpada pela Tiffany,
Ela tem as curvas do mercedes,
Ela tem uma porção de lindos, lindos rapazes,
Que ela chama de amigos.
Como eles dançam no pátio, doce suor de verão,
Alguns dançam para lembrar, alguns dançam para esquecer.

Então eu chamei o capitão,
"por favor, traga-me meu vinho". ele disse:
"nós não temos essa disposição aqui desde 69".
E ainda aquelas vozes estão chamando da distância,
Te acordam no meio da noite
Apenas para ouví-las dizerem...

Bem-vindo ao hotel califórnia,
Um lugar tão encantador, um rosto tão encantador.
Eles estão desfrutando a vida no hotel califórnia,
Que surpresa agradável, tragam seus álibis.

Espelhos no teto, o champagne rosa no gelo,
E ela disse: "nós todos somos apenas prisioneiros aqui
do nosso próprio ardil".
E nas salas dos chefes,
Eles reuniam-se para o banquete.
Eles apunhalam com seus facas de aço,
Mas simplesmente não conseguem matar a besta.

A última coisa que me lembro, eu estava
Fugindo para a porta.
Eu tinha de encontrar a passagem de volta
Ao lugar onde estava antes.
"relaxe", disse o porteiro da noite,
"nós estamos programados para hospedar:
Você pode desocupar o quarto a qualquer hora que deseje,
Mas você nunca pode ir embora!"

I Feel Good

James Brown



Whooooau! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would, now
So good, so good, I got you

Whoa! I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you

{ sax, two licks to bridge }

When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love won't do you no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, I got you

{ sax, two licks to bridge }

When I hold you in my arms
I know that I can't do no wrong
and when I hold you in my arms
My love can't do me no harm

and I feel nice, like sugar and spice
I feel nice, like sugar and spice
So nice, so nice, well I got you

Whoa! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you
So good, so good, 'cause I got you

(tradução)

Eu me sinto bem

Oh, Eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Eu me sinto bem, sabia que me sentiria
Tão bem, tão bem, por ter você
Oh, Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, porque tenho você
Quando te tenho em meus braços
Sei que não posso fazer nada de errado
E quando te tenho em meus braços
O meu amor não te fará mal algum
E eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, por que eu tenho você
Quando te tenho em meus braços
Sei que não posso fazer nada de errado
E quando te tenho em meus braços
O meu amor não te fará mal algum
E eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Eu me sinto bem, como açucar e tempeiro
Tão bem, tão bem, Bem, porque eu tenho você
Oh, eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Eu me sinto bem, eu sabia que me sentiria
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você
Tão bem, tão bem, porque eu tenho você
Ei, oh, sim

Textos para leitura e interpretação


Textos para leitura e interpretação


Na antiga Roma, um grupo de feiticeiras conhecidas como Sibilas escreveu nove livros contando o futuro de Roma.
Levaram os nove livros para Tibério.
- Quanto custa? - perguntou o imperador de Roma.
- Cem moedas de ouro - responderam as Sibilas.
Indignado, Tibério expulsou-as .
As Sibilas que queimaram três livros e voltaram:
- Continuam custando cem moedas - disseram.
Tibério riu e não aceitou: pagar por seis livros o mesmo preço que pagaria por nove?
As Sibilas queimaram mais três livros e voltaram com os três restantes:
- Continuam custando cem moedas de ouro - disseram.
Tibério, mordido pela curiosidade, terminou por pagar - mas só conseguiu ler parte do futuro de seu Império.
Diz o Mestre:
"Faz parte da arte de viver, não barganhar com a oportunidade."

(Paulo Coelho, Maktub, pg. 29 )


Um Homem em busca da sabedoria resolveu ir apara as montanhas, pois lhe disseram que a cada dois anos Deus apareceria ali.
Durante o pirmeiro ano, comeu tudo o que a terra lhe oferecia. No final, a comida acabou, e teve que retornar à cidade.
Deus é injusto! -exclamou. - Não viu que fiquei aqui durante todo esse tempo, procurando ouvir sua voz. Agora tenho fome, e volto sem escutá-Lo.
Neste momento, um anjo aparaceu.
- Deus gostaria muito de conversar com você - disse o anjo. - Durante um ano lhe deu alimento. Esperava que você cuidasse de sua alimentação no próximo ano. Entretanto, o que você plantou? Se um homem não é capaz de produzir frutos no lugar onde vive, não está preparado para conversar com Deus.

(Paulo Coelho, Maktub, pg. 73 )


Aluno(a):
4ª série C - Professora Neide

1 - Leia o texto:

Carolina foi à feira
Lá ela viu uma vaca no buraco
Ela falou:
Vovô, a vaca caiu
Vovô ajudou o dono da vaca
A vaca saiu do buraco

2 - Marque um X na alernativa CORRETA.
a) Carolina foi à:
( ) cidade ( ) feira

b) Ela viu:
( ) um cavalo ( ) uma vaca

3 - Escreva o que Carolina falou.


4 - Complete:
a) Vovô ______ o dono da _________

b) A __________ saiu do __________

5 - Retire do texto palavras com as letras:

v ___________________________
f ___________________________

6 - Complete as palavras.

maca ______ geladei____
meni_______ lo _______
Bo ________ fa _______
ca _______ co _______


A arte de ser feliz


"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja".
(Chico Xavier)

Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
Trace objetivo para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. Não se queixe de seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias... Conscientize-se de que a verdaddeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
Estenta sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique em pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!



Países africanos de lingua portuguesa - Profª.: Jucilene


Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

PALOP é o acrônimo de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Ou seja, as antigas colônias de Portugal na África, que obtiveram a independência em 1974/1975 e a Guiné Equatorial, que em 2007 adotou o português como língua oficial:


***********************************************************************************************************
Sobre cada um dos países acima, responda:

01 - Qual o nome oficial do país estudado?

02 - Qual a população e de quantas etnias ele é formado?

03 - Escreva um pouco sobre a sua história.

04 - Escreva sobre a sua cultura.

05 - Como é o seu clima?

06 - Qual a vegetação predominante?

07 - Qual a base da sua economia?

08 - Quanto a sua localização, quais os pontos mais extremos?

09 - Qual a forma de governo deste país? Como é o nome do seu governante máximo?

10 - Como é o nome da sua capital?

11 - Quais idiomas, dialetos ou línguas falados neste país, além da lingua portuguesa?

12 - O que quer dizer PALOP?

13 - Quais religiões existentes e adotadas pelos seus habitantes?

14 - Faça um comentário sobre esta aula, dizendo o que mais lhe chamou atenção e o que aprendeu.

***********************************************************************************************************