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Mensagem de fim de ano


Certa ocasião, um homem, ao ver tanta injustiça, miséria e sofrimento no mundo ajoelhou-se diante do altar e suplicou a Deus:
“Pai, faça com que a humanidade mude”!

Passaram-se meses, anos e nada da humanidade mudar efetivamente.
Frustrado, voltou ao altar e suplicou:
“Pai, então faça que o meu país mude”!

Passaram-se anos e nada de seu país m
udar. Angustiado por sua prece não ser atendida novamente, suplicou a Deus:
“Então, faça com que a minha família mud
e”!
Anos se passaram e nada também de sua família mudar.
Mais conformado pediu ao Pai:
“Então, peço que pelo menos eu mude”!



Moral da história: Aprenda a ser modesto. Reconheça que você não tem condições de modificar as pessoas. Saia da ilusão de querer “salvar” a humanidade, as pessoas. Ninguém tem o poder de mudar o outro se este se recusa a mudar.

Extraída do site www.portalangels.com



Feliz 2009 !!



Sistema Respiratório (REFORMULADO)



SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Fossas nasais: são duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe. Elas são separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal. Em seu interior há dobras chamada cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas, também presentes nas porções inferiores das vias aéreas, como traquéia, brônquios e porção inicial dos bronquíolos. No teto das fossas nasais existem células sensoriais, responsáveis pelo sentido do olfato. Têm as funções de filtrar, umedecer e aquecer o ar.
Faringe: é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório e comunica-se com a boca e com as fossas nasais. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.
A entrada da laringe chama-se glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem denominada epiglote, que funciona como válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.
O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durante a passagem de ar.
Traquéia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões. Seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado, que são posteriormente varridas para fora (graças ao movimento dos cílios) e engolidas ou expelidas.
Pulmões: Os pulmões humanos são órgãos esponjosos, com aproximadamente 25 cm de comprimento, sendo envolvidos por uma membrana serosa denominada pleura. Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. O conjunto altamente ramificado de bronquíolos é a árvore brônquica ou árvore respiratória
Cada bronquíolo termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas (tecido epitelial pavimentoso) recobertas por capilares sangüíneos, denominadas alvéolos pulmonares.
Diafragma: A base de cada pulmão apóia-se no diafragma, órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdomen, presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.
























** Atividades **

1 - Complete:
O sistema respiratório humano é formado por:

2 - Quando você inspira, o ar passa por quais estruturas do sistema respiratório?

3 - O que é:
a) inspiração?
b) expiração?

4 - A caixa toráxica muda de tamanho principalmente devido ao movimento de um músculo. Como se chama esse musculo?

Assista aos vídeos abaixo e aprenda mais sobre este assunto:


Sistema Digestório



O sistema digestório é responsável pela transformação dos alimentos em migalhas pequenas, ou nutrientes, que serão utilizados pelas células. Ao conjunto de alterações sofridas pelos alimentos no interior do sistema digestório dá-se o nome de digestão. Tal processo é realizado por enzimas e os principais nutrientes obtidos são: ácidos graxos, aminoácidos, glicose, frutose e glicerol.

É constituído pelo tubo digestório e pelas glândulas anexas (são as salivares, o fígado e o pâncreas), o aparelho digestório é formado por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino. Na boca há a presença da língua e dos dentes, esses têm a função de triturar os alimentos para facilitar a sua posterior digestão.

A digestão química por ação de enzimas (ptialina) tem início na boca, os alimentos impulsionados pela língua seguem para a faringe e em seguida para o esôfago (têm paredes musculares cujas contrações resultam os movimentos peristálticos, os quais permitem aos alimentos movimentar-se em direção ao estômago).

A passagem dos alimentos do esôfago para o estômago ocorre através da válvula cárdia, que tem a função de impedir o refluxo do alimento para o esôfago durante as contrações estomacais. Os alimentos no estômago sofrem a ação do suco gástrico (composto por muco, enzima pepsina e ácido clorídrico), formando-se o bolo alimentar ou quimo.

Do estomago o alimento segue para o intestino, passando pela válvula piloro que, como a cárdia impede o seu fluxo. Os alimentos sofrem ação do suco pancreático, do suco entérico e da bile, no intestino. A ação da bile e dos sucos ocorre no duodeno (intestino delgado), onde se completa a digestão.

Os nutrientes produzidos são absorvidos pela parede intestinal. Os restos vão para o intestino grosso; no final dele chegam, sob forma de fezes, ao meio externo, através do ânus.

Glândulas


Glândulas salivares

São os órgãos encarregados de produzir a saliva, suco digestivo que contém a ptialina, que age sobre o amido, transformando-o em moléculas menores.








Fígado


É a maior glândula do corpo humano. Pesa aproximadamente 1.400g, tem cor vermelho-escuro. Tem várias funções, entre elas está a de produzir a bile, que é conduzida ao duodeno pelo canal colédoco. A bile é formada principalmente de sais biliares, colesterol e pigmentos.

Pâncreas


É responsável pela excreção de várias substâncias importantes para a digestão, que são lançadas no duodeno através do canal de Wirsung. O pâncreas além de participar na digestão dos alimentos, produz a insulina (hormônio que regula o teor de glicose no sangue).

Órgãos


Dentes

São órgãos que auxiliam na mastigação dos alimentos, e os encontramos na boca.
Tipos de dentes: Incisivos, Caninos e molares (divididos em pré-molares e molares). Cada tipo de dente tem sua função própria no processo de mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram os alimentos.

Estômago


Localizado na parte superior do abdome, abaixo do diafragma e do fígado. A parede interna do estômago possui inúmeras glândulas que elaboram o suco gástrico. Este contém pequena quantidade de acido clorídrico, o bolo alimentar passa por transformações e recebe o nome de quimo.



Faringe e Esôfago


Faringe – começa logo após a boca e segue até o esôfago, é um canal comum aos sistemas respiratório e digestório, pela faringe passa o ar, que se dirige à laringe, e o alimento, que se dirige ao esôfago.

Esôfago – é o canal que faz aligação entre a faringe e o estômago, é localizado entre os pulmões, atravessa o músculo diafragma, e fica atrás do coração. Os movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até o estômago (leva aproximadamente de 5 a 10 segundos).

Intestino

Intestino Delgado – é um tubo digestivo que tem um pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro, e é dividido em: jejuno (cerca de 5m), duodeno (cerca de 25 cm) e íleo (cerca de 1,5 cm). É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção.



Intestino Grosso – é feita por ele a absorção de água, que determina a consistência do bolo fecal. O intestino grosso se divide em: ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Ele se localiza no abdômen e possui a forma de um U invertido.




*** Atividades ***

1 - Cite quais são os órgãos do sistema digestório.

2 - Em que órgão começa o sistema digestório?

3 - Qual é o órgão da gustação?

4 - O sistema digestório termina em que órgão?

5 - Qual é o órgão do sistema digestório em maior comprimento?

6 - Conceitue:

a) Estômago

b) Esôfago

c) Faringe








Paisagens Brasileiras


Paisagem é tudo que a natureza fez e que nós podemos olhar, admirar, principalmente, árvores, pradarias, campos, lagos, lagoas, ciprestes, serrado, etc...


Paisagem urbana - Tendo em vista a grande construção de casas, prédios e edifícios, normalmente é quase só concreto, porém nada impede que toda e qualquer pessoa tem ao menos um pé de árvore, em seu jardim.



Paisagem rural
- Campos, pradarias, árvores de grande porte, currais, chiqueiros, potreiro, e animais fazendo parte da estrutura rural.





Paisagem natural - Aquela que foi "construida" pela natureza, árvores que nasceram e cresceram sem a mão do homem, até rios e lagos que não foram prejudicados com o "ser humano"
Natural é tudo que a natureza fez e continua sem agressões, sem poluição, sem interferência das pessoas.

Outras Paisagens:

Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. A caatinga ocupa uma área de cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil). Apresenta vegetação típica de regiões Semiáridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca.

Praias - Com mais de 25 km de lindas praias, Fortaleza, apelidada de Terra do Sol, não deixa nada a desejar para quem procura belezas naturais, diversão e descanso.

Praia do Futuro - Praia bastante famosa, com ótima infra-estrutura turística, oferecendo hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Muitas barracas de praia oferecendo deliciosos frutos do mar, como o carangueijo.

Praia de Iracema - Praia de noite agitada, com vários bares e restaurantes. Possui o Centro Dragão do Mar, centro cultural que oferece exposições culturais, cinemas, anfiteatro, bares etc.
O mar, no entanto, só serve para passeios de jangada, pois permanece impróprio para banho, infelizmente. E sua orla, Avenida Beira-Mar, é ótima para caminhadas no calçadão.

Paisagens urbanas:

Poluição dos rios




"Pixações"


Chaminés das fábricas







Lixo nas ruas













Esgoto doméstico

Poluição visual



Atividades:

* Observar as paisagens
* Observar a poluição do lugar
* Criar soluções para os problemas observados
* Criar um texto a respeito do assunto.


Conhecendo o Sistema Solar


SISTEMA SOLAR


O Sistema Solar é constituído pelo Sol e pelo conjunto dos corpos celestes que se encontram no seu campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)

Ainda não se sabe, ao certo, como o sistema solar foi formado. Existem várias teorias, mas apenas uma é atualmente aceitea. Trata-se da Teoria Nebular ou Hipótese Nebular.

O Sol começou a brilhar quando o núcleo atingiu 10 milhões de graus Celsius, temperatura suficiente para iniciar reações de fusão nuclear. A radiação acabou por gerar um vento solar muito forte, conhecido como "onda de choque", que espalhou o gás e poeira restantes das redondezas da estrela recém-nascida para os planetas que se acabaram de formar a partir de enormes colisões entre os protoplanetas.

Principais planetas do Sistema Solar:

Clique no endereço abaixo e monte o Sistema Solar. Bom divertimento!

http://www.cambito.com.br/games/solar.htm

I Encontro Cultural DH - Resultados



Os resultados:

1° colocado - Tunísia (Profª Teresinha) - 2.130 pontos
2° colocado - São Tomé e Príncipe (Profª Ivoneide) - 2.010 pontos
3° colocado - Egito (profª Margareth) - 1.990 pontos
4° colocado - Argélia (Profª Neide) - 1.900 pontos
5° colocado - Angola (Profª Ana Célia) - 1.720 pontos
6° colocado - Líbia (Profª Patrícia) - 1.510 pontos
7° colocado - Moçambique (Profª Patrícia e Profª França) - 1.230 pontos
8° colocado - Guiné Equatorial (Prof Márcio e Profª Fátima Abreu) - 1.170 pontos
9° colocado - Cabo Verde (Profª Fernanda e Profª Jucilene) - 880 pontos
10° colocado - Marrocos (Prof. Tardelly) - 490 pontos
11° colocado - África do Sul (Profª Rosilene) - 120 pontos
12° colocado - Guiné Bissau (Prof. Tardelly) - não pontuou

Obs.: ver mapa de apuração na sala de multimeios.

Garoto e Garota DH - Igor e Yohanna, representantes do Egito (Prof° Margareth)

Parabéns aos participantes, pois a vitória foi de todos.

Núcleo Gestor.

A I D S


O que é AIDS

Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, que destrói os mecanismos de defesa do corpo humano, provocando a perda da imunidade (resistência) natural que as pessoas possuem e permitindo o aparecimento de várias outras doenças, chamadas doenças oportunistas.

A "abreviatura" Aids vem da denominação em inglês da doença. Nos países de língua latina (Portugal, Espanha, França) costuma-se usar a sigla SIDA. No Brasil, é conhecida como AIDS.

AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

As formas de transmissão do vírus HIV são :

- relações sexuais com pessoas contaminadas sem uso do preservativo (camisinha);
- transfusã
o de sangue contaminado;
- uso de agulhas, seringas e objetos perfuro-cortantes contaminados;
- da mãe para o filho du
rante a gravidez, parto ou amamentação.

O vírus HIV não se transmite:

- Num abraço, beijo no rosto, beijo na boca, espirro, tosse, carinho, carícia, aperto de mão, lágrimas, suor, saliva;
- Em assentos públicos, picadas de insetos, pias, piscinas, saunas, ônibus, elevadores;
- Dormindo no mesmo quarto, na mesma cama, usando as mesmas roupas e lençóis, batom, toalhas e sabonetes;
- Trabalhando no mesmo ambiente, frequentando a mesma sala de aula, teatro, cinema, acad
emia de ginástica, restaurante;
- Doan
do sangue, utilizando material descartável.

Principais Sintomas da Aids

Um portador do vírus da Aids pode ficar até 10 anos sem desenvolver a doença e apresentar seus principais sintomas. Isso acontece, pois o HIV fica "adormecido" e controlado pelo sistema imunológico do indivíduo. Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Tratamento
Infeliz
mente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial. Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.

Como se Prevenir ???

usar a camisinha em todas as relações sexuais;

transfusões de sangue somente com sangue testado e negativo para HIV;

não compartilhar agulhas, seringas e material perfuro-cortante, sem esterilizá-los antes;

usar material descartável;

as mães soropositivas não devem amamentar seus filhos.


Outras doenças que são transmitidas sexualmente:

Candidíase - Chato - Gonorréia - Cancro mole - Clamídia - Condiloma - Donovanose - Hepatite B - Herpes - Linfogranuloma - Sífilis - Tricomoníase

Importante:

Todas as pessoas com DST devem procurar um médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Cada DST tem um medicamento específico, por isso não se deve buscar remédios com amigos ou em farmácias. Apenas o médico tem condições de dizer o tipo de DST, já que existem muitas com sintomas parecidos.


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Agora que você leu o texto, responda o questionário a seguir.

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1 - O que é AIDS?

2 - O que significa essa sigla?

3 - Como a AIDS é transmitida?

4 - Quais são os problemas que ela pode causar?

5 - Como podemos nos previnir da AIDS?

6 - Como a AIDS não é transmitida?

7 - Quais as outras doenças que são transmitidas sexualmente?

8 - Faça um comentário no blog sobre o que você aprendeu com essa aula.





I Encontro Cultural DH - As várias faces da África



No período de 01 a 03/12/2008 aconteceu o I Encontro Cultural DH, um verdadeiro marco na história cultural da nossa escola.
Com o tema As várias faces da África, as turmas receberam a incumbência de pesquisar 12 países do continente africano, onde puderam estudar as diversidades culturais, econômicas, religiosas, raciais e outras. Os países representados foram: África do Sul, Angola, Argélia, Cabo Verde, Egito, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Líbia, Moçambique, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Tunísia.
O evento contou com a participação de todos (alunos, professores, funcionários, gestores e a comunidade) e teve a seguinte programação:

01/12/2008 - Abertura do evento com o desfile das turmas, representando o país escolhido com trajes típicos, a música regional e um slogan.
02/12/2008 - Exposição dos trabalhos em stands montados nas salas de aulas.
03/12/2008 - Encerramento do evento com apresentação de um número de dança típica do país e o desfile com trajes típcos para a escolha do Garoto e da Garota DH/2008.

A Comissão Julgadora promete divulgar os resultados no próximo dia 08/12/2008.
Parabéns aos professores e professoras que, com dedicação e afinco, juntos aos seus alunos, conseguiram fazer tão brilhante evento.